Campeonato Nacional Vela Ligeira

Num campo de regata muito difícil com saltos de vento a chegarem aos 30 graus, tornou difícil uma melhor classificação, 44º, entre os 81 melhores velejadores de Portugal na classe. Numa das regatas Duarte Barcelos ocupou a 13ª posição o que cria muito boas expectativas para a prova seguinte, justamente a 2ª Prova de Apuramento Nacional a disputar em Leixões. Da restante comitiva os resultados foram os seguintes: 48º Diogo Santos (CNPDelgada), 57ºMartim Mendes (CNPDelgada), 58º Miguel Mendes(CNPDelgada), 65º Inês Pavão(CNPDelgada),73º Maisa Silva(CNHorta),74º Inês Ramos(CNPDelgada).

FESTIVAL DAS TÉCNICAS COMBINADAS, ANGRA DO HEROÍSMO

No passado dia 18 de Maio, os atletas do CNPV dos escalões Cadetes A,B,C (Andreia Cunha, Carlota Bettencourt, Guilherme Monteiro, Laura Morais, Leandro Guilherme, Maria Lopes, Maria Mendes, Margarida Vaz, Pedro Garcia, Tiago Diez e Tomé Correia), acompanhados pelos treinadores Nuno Leite e Rita Nogueira, participaram no Festival das técnicas combinadas, em Angra do Heroísmo. Os nadadores do escalão Cadetes A e B participaram em 22 provas nas quais foram conquistados 21 novos recordes pessoais, realçando a melhoria técnica alcançada por todos os nadadores. Nesta que foi a última prova da época para os Cadetes C (Guilherme Monteiro e Tomé Correia) demonstraram estarem preparados para mais desafios na próxima época. Estes resultados alcançados por os restantes cadetes A e B demonstram uma boa preparação para a última competição da época que irá decorrer na Ilha de S. Miguel nos dias 15 e 16 Junho, o Encontro Regional de Cadetes. 
Nesta prova participaram também os grupos de formação desportiva do Clube Naval da Praia da Vitória, com a presença de Artur Mendes, Gabriela Monteiro, Guilherme Balhanas, Lara Janeiro, Leonor Ferreira, Liana Rolo, Maria João Pinheiro, Salomé Monteiro e Simão Barbosa, pequenos GRANDES nadadores. Ao longo de toda a prova, o ambiente, foi acima de tudo, de muita aprendizagem, diversão e envolvência com o meio competitivo de forma a motivar a participação destes atletas em provas num futuro próximo.
A equipa técnica está satisfeita com os resultados alcançados demonstrando assim um futuro promissor para o clube. Deixa aqui um agradecimento por toda a disponibilidade demonstrada pelos atletas e pais ao longo de toda a época desportiva.

Força CNPV!!

3º PCR acaba em grande!

Na derradeira prova do Campeonato Regional de Vela Ligeira, realizada na baía do porto de Ponta Delgada, o CNPDL sagrou-se campeão regional nas classes Optimist e 420.
Em Optimist o velejador Miguel Mendes apesar de ter ficado em 2º lugar nesta etapa, conseguiu manter o 1º posto do ranking regional, fruto dos resultados obtidos nas duas provas anteriores, superando a forte concorrência do atleta do Clube Naval da Praia da Vitória, Duarte Barcelos e de André Âmbar também do CNPDL. No género feminino a velejadora Inês Pavão sagrou-se vice-campeã regional, logo atrás de Maísa Silva do CNH. Inês Ramos também do CNPDL fechou o pódio
Em 420 a dupla Gonçalo Melo/Vasco Luz não deu qualquer tipo de hipótese à concorrência, vencendo as três provas do Campeonato Regional. Em segundo ficou a dupla do Angra Iate Clube, composta por André Neto /Teresa Melo, logo seguidos pela outra equipa do CNPDL, Diogo Melo/Henrique Medeiros.
Por fim em Laser 4.7 os primeiros dois lugares foram para os atletas do CNH, Tomás Pó e Jorge Pires, mas com excelente réplica de José Maria Silva, que alcançou 3º posto do Ranking Regional.
Com excelentes condições para a prática de vela ligeira, especialmente no sábado onde o sol, o vento e o mar estiveram em perfeita consonância, foi possível a realização de 5 regatas. No domingo, e apesar das previsões meteorológicas não preverem algum vento, foi possível a realização de mais 3 regatas em Optimist e 2 nas outras classes.
O CNPDL considera que o evento foi um sucesso, estando em competição 69 atletas dos Clubes Navais de, Santa Maria, Vila Franca do campo, Praia da Vitória, Angra do Heroísmo, Lajes e São Roque do Pico, Madalena e Horta. Ao todo fizeram parte deste certame mais de 100 pessoas, juntando atletas, treinadores, juízes e colaboradores. Aproveitamos para a agradecer a todos que direta ou indiretamente colaboraram na realização desta prova.
Os primeiros dois velejadores masculinos e femininos da classe Optimist irão participar na 1ª PAN de Optimist como Estágio de preparação para os Jogos das Ilhas, que têm lugar na ilha de Elba, Itália de 21 a 26 de maio.
Nas outras duas classes os primeiros dois classificados irão disputar os Campeonatos Nacionais, que ocorrem de 15 a 18 de abril para os Laser 4.7, em Leixões e em 420 na baía de Vilamoura.

NATAÇÃO CNPV Martin Toste alcança mais 2 mínimos.

Martim Toste nadador da secção de natação do clube naval da praia da vitória, alcançou, no passado sabado mais 2 mínimos para o Torneio Zonal nas provas dos 100 metros Livres e 200 metros Estilos!

2ª Prova do Campeonato Regional dos Açores 2018/2019

Teve lugar na baía da cidade da Horta, numa organização do Clube Nabal daquela cidade, a 2ª Prova do Campeonato Regional dos Açores 2018/2019. Classes 420, Laser e Optimist estiveram em regata no fim de semana de 12 e 13 de Janeiro de 2019. O Clube Naval da Praia da Vitória fez-se representar nas classes de Laser e Optimist. Em condições muito adversas para prática da vela, apenas se conseguiram realizar três regatas, número suficiente para validar a 2ª PCR. Após a conclusão das três regatas, ficaram assim asa classificações gerais dos veleladores do CNPV: Na classe Optimist Duarte Barcelos fez um 1º, 13º e um 3º lugar ficando em 4º da classificação geral, Filipe Sousa, fez um 15º,10º e um 44º tendo atingido um 14º na classificação geral, Francisco Barcelos não participou em nenhuma regata, por as condições meteorológicas não serem favoráveis. Na classe Laser Adelino Andrade foi o melhor classificado tendo ficado em 6º na classificação geral. Bernardo Peixoto ficou-se por um 8º lugar. Num total de velejadores, de vários clubes da Região, a classe Optimist foi a que teve mais participantes, 24 seguindo-se a classe Laser com 19 e a classe 420 com 6 embarcações. A próxima PCR irá realizar-se na cidade de Ponta Delgada.

Azores Wind Foil Open Chalenge

É já no proximo dia 6 de Novembro que o CNPV organiza mais uma prova internacional de Windsurf. A semelhança do ano passado, a Azores Wind Foil Open Chalange, trára a baia da Praia da Vitória atletas de todo o mundo.

 

Começar a Velejar!

O que é necessário?

  • Saber onde existem clubes com escolas de Vela Certificadas pela F.P.V.., ou outras escolas de vela privadas
  • Junto das escolas de Vela, para saber quais os cursos que são ministrados e o respectivo programa, datas, horários, possibilidade de progressão (quais as classes com actividade no clube).
  • Saber nadar
  • No acto da inscrição, devemos ter o cuidado em saber qual a faixa etária dos velejadores que se vão inscrever no mesmo curso.

Com que idade?

  • Para se iniciar na Vela não existe uma idade específica. No entanto, consideramos que uma criança poderá iniciar a sua actividade a partir dos 8 de idade, de acordo com o seu desenvolvimento físico e psicológico.

Onde começar?

  • Em clubes com escolas de Vela Certificadas pela F.P.V..
  • No Desporto Escolar (link para Desporto Escolar).
  • Escolas de vela privadas

Que classe escolher?

  • Na primeira fase do contacto com a modalidade, qualquer embarcação é adequada.
  • Numa fase posterior, a escolha da classe é importante, e deve ser condicionada pela opção de seguirmos a via do rendimento desportivo ou do lazer. Para esta escolha, deve ser consultado o técnico do Clube responsável por esta área.

Classificação Geral por Classe - 1º PCR 2018

Realizada no passado fim de semana na baía da Praia da Vitória, numa organização do Clube Naval da Praia da Vitória e da Associação Regional de Vela, com o apoio e colaboração da Camara Municipal da Praia da Vitória, a quem a direção do CNPV agradece.

Resultados finais por classes da 1º Prova do Campeonato Regional de Vela dos Açores
Consulte aqui:

Classificação Optimist | Classificação 420 | Classificação Laser