2ª Prova do Campeonato Regional dos Açores 2018/2019

Teve lugar na baía da cidade da Horta, numa organização do Clube Nabal daquela cidade, a 2ª Prova do Campeonato Regional dos Açores 2018/2019. Classes 420, Laser e Optimist estiveram em regata no fim de semana de 12 e 13 de Janeiro de 2019. O Clube Naval da Praia da Vitória fez-se representar nas classes de Laser e Optimist. Em condições muito adversas para prática da vela, apenas se conseguiram realizar três regatas, número suficiente para validar a 2ª PCR. Após a conclusão das três regatas, ficaram assim asa classificações gerais dos veleladores do CNPV: Na classe Optimist Duarte Barcelos fez um 1º, 13º e um 3º lugar ficando em 4º da classificação geral, Filipe Sousa, fez um 15º,10º e um 44º tendo atingido um 14º na classificação geral, Francisco Barcelos não participou em nenhuma regata, por as condições meteorológicas não serem favoráveis. Na classe Laser Adelino Andrade foi o melhor classificado tendo ficado em 6º na classificação geral. Bernardo Peixoto ficou-se por um 8º lugar. Num total de velejadores, de vários clubes da Região, a classe Optimist foi a que teve mais participantes, 24 seguindo-se a classe Laser com 19 e a classe 420 com 6 embarcações. A próxima PCR irá realizar-se na cidade de Ponta Delgada.

Azores Wind Foil Open Chalenge

É já no proximo dia 6 de Novembro que o CNPV organiza mais uma prova internacional de Windsurf. A semelhança do ano passado, a Azores Wind Foil Open Chalange, trára a baia da Praia da Vitória atletas de todo o mundo.

 

Começar a Velejar!

O que é necessário?

  • Saber onde existem clubes com escolas de Vela Certificadas pela F.P.V.., ou outras escolas de vela privadas
  • Junto das escolas de Vela, para saber quais os cursos que são ministrados e o respectivo programa, datas, horários, possibilidade de progressão (quais as classes com actividade no clube).
  • Saber nadar
  • No acto da inscrição, devemos ter o cuidado em saber qual a faixa etária dos velejadores que se vão inscrever no mesmo curso.

Com que idade?

  • Para se iniciar na Vela não existe uma idade específica. No entanto, consideramos que uma criança poderá iniciar a sua actividade a partir dos 8 de idade, de acordo com o seu desenvolvimento físico e psicológico.

Onde começar?

  • Em clubes com escolas de Vela Certificadas pela F.P.V..
  • No Desporto Escolar (link para Desporto Escolar).
  • Escolas de vela privadas

Que classe escolher?

  • Na primeira fase do contacto com a modalidade, qualquer embarcação é adequada.
  • Numa fase posterior, a escolha da classe é importante, e deve ser condicionada pela opção de seguirmos a via do rendimento desportivo ou do lazer. Para esta escolha, deve ser consultado o técnico do Clube responsável por esta área.

Classificação Geral por Classe - 1º PCR 2018

Realizada no passado fim de semana na baía da Praia da Vitória, numa organização do Clube Naval da Praia da Vitória e da Associação Regional de Vela, com o apoio e colaboração da Camara Municipal da Praia da Vitória, a quem a direção do CNPV agradece.

Resultados finais por classes da 1º Prova do Campeonato Regional de Vela dos Açores
Consulte aqui:

Classificação Optimist | Classificação 420 | Classificação Laser