banner logo 2

Patinagem Velocidade no CNPV

Recentemente o Clube Naval da Praia da Vitória abraçou o projeto Escola de Patinagem. 
Tendo sido lançado o desafio por parte de 2 antigos atletas da modalidade com grande espirito desportivo e com garra para continuar o trabalho que tinha iniciando em outro clube. Acusando esse desafio a atual direção acolheu e apoiou estes dois atletas, que tem, até à data, feito um trabalho fántastico na iniciação e competição da Patinagem de Velocidade. 

 Do que se trata!

A patinagem é uma atividade que implica um deslocamento, ou deslizar sobre uma superfície. Esta inclui diversas modalidades que tanto podem ser praticadas no gelo, com patins de lâmina, como também modalidades que se praticam sobre pavimento sintético, ou de madeira, com patins com rodas. Os principais desportos de patinagem sobre gelo são: a patinagem artística, as corridas de velocidade e o hóquei em gelo. Quanto aos desportos de patinagem sobre rodas, evidencia-se o hóquei em patins, em que Portugal se destaca internacionalmente pelos títulos alcançados
Os Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, foram os primeiros a contar com a patinagem no seu programa, pois a patinagem artística faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde essa edição. Esta consiste em descrever figuras, efetuar saltos, piruetas, etc. Pratica-se em três modalidades: individual, pares e dança. Tem exercícios obrigatórios (classificados segundo a elegância corporal, a amplitude, o desenho, o impulso e outros parâmetros) e livres (em que os patinadores estabelecem as passagens, as figuras e a música de acompanhamento). O hóquei sobre gelo surgiu neste evento só em 1920, em Antuérpia. Ambas as modalidades fazem, ainda hoje, parte do programa dos Jogos Olímpicos de inverno.

banner patinagem copy

Notícias Nacionais

Notícias Internacionais